Vejam a ficha completa dele
Ayrton Senna aquele que ultrapassou a barreira dos ídolos e se tornou o MITO!!!
Nome Completo: Ayrton Senna da Silva
Data de Nascimento: 21 de Março de 1960 (São Paulo-SP)
Data de Falecimento: 1º de Maio de 1994 (Bolonha região de Emília-Romanha) (Itália)
Estado Civil: Divorciado
Temporadas na Fórmula 1: 11 (1984-1994)
Equipes: Toleman-Hart (1984), Lotus-Renault (de 1985 a 1987), Lotus-Honda (1987), McLaren-Honda (de 1988 a 1992), McLaren-Ford (1993) e Williams-Renault (1994)
GPS Disputados: 162 (161 Largadas)
Vitórias: 41
Pole Positions: 65
Pódios: 80
Voltas mais Rápidas: 19
Títulos Mundias: 3 (1988,1990 e 1991) (todos na McLaren)
Pontos: 614 (610 com descartes)
Ayrton Senna nasceu no bairro de Santana na Zona Norte paulistana, mas foi criado em outro bairro também da Zona Norte o dos Jardins seu pai Milton era um entusiasta do automobilismo e com o incentivo dele Ayrton aos 4 anos ganhou seu primeiro kart com motor tirado de uma máquina de cortar grama e aos 9 já pilotava jipes da família nas estradas das fazendas da família no interior paulista.
Dá pra imaginar que esse gurizinho da foto se tornaria o maior piloto de todos os tempos?!?
Aos 13 anos começou no Kart sendo várias vezes segundo colocado, mas em 1977 levou seu primeiro título na categoria, o Sul-Americano (sendo bi em 1978 e tri em 1980) também em 1977,1978 e 1980 ele papou o Brasileiro, mas durante sua passagem na categoria ele não conseguiu o Paulista e para sua maior frustração o Mundial de Kart (em 1979 na primeira tentativa foi punido numa das baterias porque seu escapamento estava com 0,5 decibel acima do permitido e na segunda em 1980 terminou empatado com o campeão perdendo nos critérios de desempate) era chegada de abrir novos horizontes e ele foi de mala e cuia para a Inglaterra.
Chegando lá ele já era um rapaz de 21 anos (isso foi em 1981) e os títulos não demoraram para aparecer logo de cara era campeão da Fórmula Ford 1600 inglesa (das 20 corridas venceu 12)
O sorriso de quem chegou chegando (reparem que ainda estava como Ayrton da Silva)
Em 1982 matou dois coelhos em uma cajadada só levou os campeonatos europeu e inglês de Fórmula Ford 2000 (das 27 corridas simplesmente ele ganhou nada mais, nada menos que 22) e então chega 1983 e ele arrasa na Fórmula 3 inglesa durante o ano ele trava uma luta acirrada com o queridinho local Martin Brundle (das 21 corridas daquele ano ele faturou 9 sendo 6 consecutivas) e no fim do mesmo ano vem o teste para a Williams em Donnington Park e por conta das tantas vitórias em Silverstone a imprensa inglesa chegou a rebatizar o circuito para Silvastone (na época ele era Ayrton da Silva e a partir de então adota o Senna nome de solteira de sua mãe dona Neide devido ao fato de Silva ser um nome comum no Brasil)
O seu primeiro contato com a Fórmula 1
Ainda em 1983 ele desperta a atenção de quatro equipes: Williams (que depois como prêmio pelo seu título conquistado na Fórmula 3 inglesa o convidou a dirigir um dos seus carros), McLaren (onde depois teria seu auge na categoria), Brabham (onde também corria Nelson Piquet) e Toleman é a partir daí que começa uma desavença com Piquet pois na época em uma entrevista Senna disse que Piquet: "não ajudou, nem atrapalhou" (Senna se sentiu preterido por Piquet na época, mas a Brabham tinha o patrocínio da Parmalat (empresa italiana de laticínios) estava mais interessada em ter um piloto local que dois brasileiros e o escolhido foi Teo Fabi) então a Toleman foi a única que se dignou a lhe oferecer um carro para correr e lá foi ele
O début na categoria-mor
Vem 1984 e Ayrton chega a categoria máxima do automobilismo na primeira corrida em Jacarepaguá abandona na oitava volta com problemas no motor turbo, mas na segunda no circuito de Kyalami na África do Sul ele consegue o seu primeiro ponto na categoria e também o primeiro grande susto: no fim da corrida ele não saia do carro já que o esforço fora muito grande e ele ainda não estava acostumado com isso e ele teve que ficar por um tempo internado no centro médico do circuito se recuperando e então ele resolve fazer todo um procedimento físico para poder pilotar sem problemas) vem o GP da Bélgica em Zolder e de novo mais um pontinho (seu segundo) e na semana seguinte um fato que chega ser irônico: não se qualifica para o GP de San Marino (pela primeira e única vez em sua carreira) chega o GP de Mônaco e lá ele debaixo de tempestade faz o seu show particular e sobe pela primeira vez ao pódio
Ali ele mostrava sua perícia na chuva
Senna em Mônaco também sentiu pela primeira vez a força da politicagem na Fórmula 1, após sair de 13º para segundo vinha ameaçando Alain Prost que liderava a corrida na sua McLaren-TAG, mas o temporal apertou e a corrida terminou antes da metade por conta da falta de segurança de correr naquelas condições e Ayrton que chegou a comemorar quando ultrapassou Prost na hora da bandeira quadriculada teve que se contentar com a segunda posição (já que se contava a volta anterior e como a corrida foi terminada antes da metade os pontos foram também atribuídos a metade e por essa metade Niki Lauda por 0,5 ponto vence o campeonato daquele ano) Senna ainda subiria mais duas vezes ao pódio no GP da Inglaterra em Brands-Hatch e no GP de Portugal no Estoril e no GP da Itália a equipe o suspende de correr por ele ter assinado com a Lotus sem avisar a direção da equipe assim ele termina em 9º lugar empatado com Nigel Mansell.
Em 1985 ano-novo e equipe nova a Lotus-Renault e na segunda corrida ela vem: a vitória e do jeito que ele mais gostava: na chuva GP de Portugal (segunda corrida do ano) no dia 21 de Abril, mas a alegria da manhã a noite virou tristeza com a morte do presidente eleito Tancredo Neves Ayrton também venceria o GP da Bélgica em Spa-Francochamps (pista que ele a considerava sua favorita) e termina o campeonato na 4ª posição com 38 pontos e é nessa temporada que ele começa a ser chamado de "Rei da pole" já que o motor Renault de treinos da sua Lotus era muito potente.
Em 1986 ele ganha os Grandes Prêmios da Espanha em Jerez de la Frontera (que pela primeira vez o põe na ponta do campeonato) e dos Estados Unidos em Detroit (essa última pela primeira vez ele comemora com a bandeira brasileira levantada, gesto que ele repetiria nos anos seguintes) e no campeonato de novo ele fica em 4º lugar dessa vez com 55 pontos.
Chega 1987 e a Lotus muda de motor sai a francesa Renault e entra a japonesa Honda e com ela Senna faria a sua mais duradoura parceria e ganha de novo duas corridas: Mônaco (onde iria vencer mais cinco vezes e se tornar o recordista de vitórias do circuito) e Detroit (pela segunda vez seguida) e no campeonato ele finaliza em 3º com 57 pontos e a McLaren resolve apostar nele e o contrata para 1988
Em 1988 a McLaren-Honda assombra o mundo vendo 15 das 16 corridas daquele ano (só não venceu o GP da Itália vencido pela Ferrari para delírio dos tifosi) e Senna no GP do Japão finalmente é campeão mundial
O grande dia finalmente chegou!!!
Em 1989 a rivalidade Senna x Prost que já tinha tido um ensaio em 1988 enfim aflora tudo começa no GP de San Marino: os dois pilotos tinham acordado que quando um dos dois saísse na frente não seria atacado pelo outro, mas nesse GP Gerhard Berger da Ferrari bate na curva Tamburello e seu carro se incendeia assim sendo provoca uma nova largada Ayrton pensou que o acordo não valeria por já ter havido uma largada e assim sendo ela passa Alain pouco depois dessa nova largada e isso deixa o francês profundamente magoado, mas a vingança vem no Japão
Um ato irresponsável e anti-desportivo
O que todos mais temiam acontece
Senna vinha se aproximando de Prost para efetuar a ultrapassagem e assumir a ponta (ele precisava vencer a corrida para levar a decisão para a Austrália a última corrida do ano), mas Alain de forma abrupta muda a direção e os dois se tocam na chicane Casio Triangle, esperto Prost sai do carro, abandonando a corrida e sendo assim fica com o título nas mãos Senna corta caminho para no fim da volta ir aos boxes (o toque o deixou sem o bico dianteiro) depois ele no mesmo ponto ultrapassa o italiano Alessandro Nanini e chega a receber a quadriculada em primeiro, mas então Jean-Marie Ballestre presidente da FISA o desclassifica e assim dá o título para seu compatriota Alain Prost Senna irritado pensa em se aposentar, mas decide a contragosto correr em 1990
Em 1990 Senna ganha um novo companheiro de equipe: Gerhard Berger e mais do que isso um amigo para toda a vida (Prost segue para a Ferrari) e no mesmo GP do Japão outra manobra arbitraria: o lado do pole position é mudado para dentro (aonde há sujeira) e Senna (que voltava a disputar o título com Prost) resolve se vingar
Aqui se faz, aqui se paga
Após na largada perder a liderança ele joga seu carro na roda traseira da Ferrari do francês e os dois vão pra terra ai a tensão se espalha e a decisão tomada é seguir com a corrida normalmente sendo assim Ayrton Senna é bi-campeão mundial.
Em 1991 o rival é outro Nigel Mansell da Williams e de novo a decisão é em Suzuka, mas o leão se complica na 17ª volta passa reto na curva e sua corrida e o campeonato terminam ali mesmo
Fiscal: tem problema não leão quem sabe ano que vem né?!?
Então em 1992 a Williams estreou sua suspensão ativa e atropelou a concorrência e Nigel Mansell conseguiu seu tão sonhado título já Senna ficou na quarta posição, mas com três vitórias:Mônaco, Hungria e Itália
Por conta da saída da Honda da Fórmula 1 e após um ano em que muito sofreu e pouco comemorou Ayrton chegou ao fim de 1992 sem estar contratado por equipe nenhuma eis que ele tenta uma vaga na Williams, mas sir Frank Williams tira Alain Prost de suas férias e o contrata e assim Senna perde sua vaga no "carro de outro planeta" nas palavras dele próprio (os contratos que Prost assinou depois que saiu da McLaren tinha uma clausula contratual que impedia a equipe de contratar Senna como companheiro de equipe) e a McLaren outrora poderosa foi bater na porta da Ford, mas como um cliente comum (ela fornecia motores para a Benetton que era cliente preferencial) (antes tentou a Renault,mas Ron Dennis levou um sonoro: NÃO) e assim sendo a Ford a disponibilizou motores antigos que para McLaren daria nem uma meia sola, mas tentaria contrabalançar com tecnologia e sofisticação Senna é convencido, mas assina só para a primeira corrida (GP da África do Sul) para ver se a McLaren podia competir em pé de igualdade com os Williams (no fim ele foi o segundo colocado) depois da corrida ele viu que as coisas não mudariam apesar do grande potencial do carro e o que ele fez?!? resolveu assinar por corrida (isso mesmo a McLaren tinha que depositar a grana uma semana antes da corrida pro Senna ir correr) e é quando ele faz jus a um apelido dado pela imprensa estrangeira: Magic Senna (Senna Mágico) a personificação se inicia no GP do Brasil
Naquela altura ele não era mais o piloto era o Deus
Parecia que tudo daria certo para a Williams o que eles não contavam era que viria a chuva traiçoeira e ardilosa Prost líder disparado resolve retardar a troca para ganhar uns segundinhos a mais (a chuva começava a cair), mas se a chuva era a grande virtude de Senna era o maior defeito de Prost e a decisão dele retardar a freada custou caro, com a pista já molhada no S do Senna ele bate na Minardi de Christian Fittipaldi que estava parada ali fazia uma volta, fim de corrida para o Professor (que nessa virou aluno da turma do fundão) e a chance para a vitória de Senna aparece e ele a agarra quando ultrapassa Damon Hill que saía dos boxes quando trocou os pneus de chuva pelos slicks (a chuva tinha passado e a pista secado quase toda) e aí foi segurar a ponta até o fim e como vocês poderão ver no vídeo acima foi o começo da festa da torcida que abriu a cerca e foi pessoalmente recepcionar o seu Deus o seu MITO em algo que só encontrou paralelo no GP da Inglaterra de 1987 quando Nigel Mansell foi cercado por torcedores após sua vitória (a diferença foi que no caso do leão o carro tinha parado por falta de gasolina), mas é no GP seguinte o GP da Europa no circuito de Donnington Park que Senna fez jus tanto ao apelido de Magic Senna quanto ao de "rei da chuva"
A volta perfeita, coisa que só um gênio supremo pode fazer
Domingo dia 11 de abril de 1993 circuito de Donnington Park, condado de Leicestershire, Inglaterra era a primeira (e posteriormente única) vez que o circuito sediaria uma corrida de Fórmula 1 Ayrton acordou naquele domingo cinzento e chuvoso pensando no que fazer para sair da incômoda 4ª posição no grid na largada a coisa pareceu piorar já que ele foi ultrapassado por Michael Schumacher, mas imediatamente a recuperou e debaixo de chuva levando spray na viseira ele não se intimidou foi pra cima de Karl Wendlinger e passou a ser o terceiro logo Damon Hill entrou na sua alça de mira e não demorou nada e mais um tinha ficado para trás e a sua frente estava o Professor Alain e esse chegou a esboçar alguma resistência na hora em que Senna foi atacá-lo, mas como já disse antes a chuva era a maior virtude de Senna e o maior defeito de Prost e não deu outra mais um carro ultrapassado e a liderança conquistada antes mesmo da volta ser completada e só podia terminar mesmo com a vitória e seria ainda melhor se Barrichello conseguisse terminar a prova (onde iria para o pódio não fosse a bomba de combustível falhar) ali Senna deu a prova definitiva que era um piloto que não podia ter o melhor carro, mas tinha braço e vontade nesse ano mais três vitórias: em Mônaco (a sexta passando Graham Hiil pai de Damon) que lhe rendeu mais um apelido: Rei de Mônaco, Japão (onde tinha uma popularidade semelhante a que tinha aqui, mas ela foi sobrepujada por ele ter ido aos boxes da Jordan dar um soco no estreante Eddie Irvine que fechou a porta para ele durante a corrida e Austrália (onde conquistou a pole de forma inusitada e inesperada): ele tinha pouco combustível e a equipe tentou via rádio avisá-lo, porém o rádio estava com estática e ele não escutava, quando passou para abrir a volta a equipe sinalizou para que ele diminuísse o ritmo e tentou de novo no rádio avisar e novamente a estática impediu e quando fechou a volta a pole foi cravada (seria sua única em toda temporada) após voltar aos boxes nem ele mesmo ao ver na televisão acreditou que tinha conseguido tal façanha e no dia da corrida ele venceu a sua última corrida na McLaren, mas o que ele não esperava era que seria a sua última vitória na sua carreira, mas mais do que isso foi o abraço do seu agora ex-rival Alain Prost no parque fechado após a corrida no campeonato ele é vice, mas pouco importava isso aquela altura
O fim de uma rivalidade
Senna fecha com a Williams e finalmente chega aonde queria estar há tempos, mas também é o fim da suspensão ativa, do freio ABS e de componentes eletrônicos mas o ano de 1994 prometia tanto nas pistas quanto nos gramados de futebol: Senna lutava pelo tetra na Fórmula 1 e a seleção brasileira pelo tetra na copa do mundo.
GP do Brasil: Senna faz a pole e tudo parecia se desenhar para uma grande vitória, mas perde a liderança quando vai para reabastecer e Schumacher assume a ponta na volta 21 e na 55 (total de 71) Senna tentado recuperar roda no mergulho e sai da corrida Schumacher vence e faz 10x0 (na época o vencedor somava 10 pontos o segundo 6 o terceiro 4 o quarto 3 o quinto 2 e o sexto apenas 1)
GP do Pacífico: O mesmo roteiro, Senna faz a pole, mas na largada se enrosca com Mika Hakkinen da McLaren-Peugeot e Nicola Larini da Ferrari bate em sua traseira já fora da pista estraga a suspensão e outra vez fim de prova Schumacher vence de novo 20x0 para o alemão como "consolo" Barrichello sobe ao pódio pela primeira vez com o terceiro lugar
GP de San Marino: Senna vai para Imola sob pressão tinha feito três poles, mas não tinha completado uma só corrida naquele ano críticas ao carro e questionamentos dentro de si povoavam seu mundo o que ele não imaginava é que aquele seria o último fim de semana de sua vida
Sexta-Feira 29 de Abril de 1994: Rubens Barrichello da Jordan-Hart perde o controle do seu carro e capota , Senna pula cerca para tentar buscar notícias do amigo e começa a se preocupar com a segurança do autódromo
Sábado 30 de Abril de 1994: o austríaco Roland Ratzenberger da Simtek-Ford perde o controle do seu carro e bate na curva Villeneuve é retirado desacordado e horas depois é declarado morto o clima pesa e sua pole (que viria ser a sua última da vida e carreira) fica em vigésimo-sétimo plano é quando ele resolve se manifestar de maneira mais aberta por mais segurança na Fórmula 1 (algo pelo qual há anos brigava), a batida e posterior morte de Ratzenberger o abala profundamente e se instaura a dúvida particular: correr e se arriscar a algo pior (incluindo a morte) ou não correr e correr o risco de Schumacher fazer 30x0 e praticamente dar adeus ao tetra?!?
A decisão tomada é: correr e em caso de vitória homenagear o colega morto.
Domingo 1º de Maio de 1994: Galvão Bueno antes da largada visivelmente tenso diz que o que todos queriam era que fosse uma corrida normal como qualquer outra, é Galvão, mas faltou combinar isso com a Bruxa que pousou de vassoura e tudo naquele fim de semana.
Na largada uma batida impressionante os pilotos envolvidos: J.J Lehto da Finlândia da Benetton-Ford e Pedro Lamy de Portugal da Lotus-Mugen a batida é tão medonha que um pneu passou a cerca que separa a pista da arquibancada ferindo várias pessoas e isso força a entrada do Safety Car durante três voltas na quinta Senna abre a volta e logo o que todos talvez pudessem imaginar, mas jamais admitir acontece:
O que todos mais temiam acontece
Senna na curva Tamburello (onde por uma infeliz coincidência em 1º de maio de 1987 Nelson Piquet também bate e em 1989 seu amigo Gerhard Berger bate feio) vai reto e encontra na sua frente um muro de concreto a batida é tão forte que o aerófilo se parte transformando-se em lança e por várias vezes perfura seu capacete o atingindo-o o país é tomado pelo pânico e pela angústia ele ainda mexe a cabeça (o que dá esperanças para seu amigo Galvão Bueno que transmitia a prova na Rede Globo), mas é só um espasmo provocado pelo dano cerebral ele é levado de Helicóptero ao hospital Maggiore na vizinha Bolonha a corrida vencida por Michael Schumacher fica em segundo plano e o país reza numa grande corrente de fé pela recuperação do piloto, mas ás 13:42 (horário de Brasília 18:42 horário local) enquanto a Rede Globo exibia o filme: Quero Ser Grande na Temperatura Máxima acontece o que todos temiam e então ela pára o filme e Roberto Cabrini entra no ar para dar aquela notícia que ninguém queria ouvir:
A notícia que fez o Brasil entrar em choro convulsivo
Após a notícia que crispou de dor todo um país o seu funeral é transmitido por todas as emissoras do país o cortejo levou várias pessoas as ruas de São Paulo morria o piloto nascia o mito
As mulheres de Senna
Como disse na ficha Senna era divorciado ele foi casado com a artista plástica Lilian Vasconcelos (eles eram amigos de infância) se casaram em 1981 quando ele foi para a Inglaterra correr na Fórmula Ford 1600, mas a união durou pouco (oito meses)
Depois dela ele namorou Adriane Yamin que era herdeira da empresa fabricante de chuveiros Corona (esse relacionamento começou após o divórcio dele quando a eleita tinha apenas 15 anos sendo muito comentado por conta de ela ser uma adolescente e ele um homem feito) ele durou até o fim de 1988 (ano em que foi campeão pela primeira vez na Fórmula 1)
De 1990 a 1991 ele namorou uma carioca (Cristine Ferracciu)
Mas seu relacionamento mais lembrado é com a "Rainha dos Baixinhos" Xuxa Meneghel tiveram um relacionamento curto, mas intenso e muito agitado
Em 1993 após sua vitória no GP do Brasil ele iniciou um relacionamento com a então desconhecida Adriane Galisteu ele chegou a dizer que tinha conhecido a mulher de sua vida em entrevistas, mas o que mais chamou a atenção foi o fato de seu pai Milton não aprovar o namoro por acreditar que ela era uma golpista e quando no funeral a família acolheu Xuxa que nada mais tinha com ele do que Adriane que era a namorada (na época se dizia que Xuxa era a viúva e Adriane namoradinha)
O Nome Senna
Apesar de 23 passados passados de sua morte seu nome segue muito vivo na cabeça e imaginário do povo brasileiro
Um fato muito interessante é que se você hoje perguntar a um jovem quem ele é ele dirá que o conhece mesmo sem nunca ter visto isso se deve porque os pais contam aos filhos sobre quem ele era
Senna virou ídolo pois quando corria o Brasil vivia uma situação econômica delicada (hiperinflação, muita desigualdade social) e ele era o brasileiro terceiro mundista que ganhava dos europeus muito melhores em um esporte altamente tecnológico e o seu país era muito atrasado
Hoje as crianças nas escolas aprendem que ele foi mais do que um piloto foi um herói
Melhor Piloto da história
Em 2012 em uma eleição da BBC (feita entre os pilotos atuais) Senna foi eleito o melhor e não é difícil saber o porque
Bom assim sendo encerro esse post especial e até uma próxima
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