domingo, 19 de fevereiro de 2017

Massa e Barrichello os injustiçados Parte II

Fala pessoal, vamos hoje a segunda e última parte do post anterior sobre Felipe Massa e Rubens Barrichello dois pilotos competentíssimos, mas que não são unanimidade entre os brasileiros que acompanham a Fórmula 1 e hoje vamos tratar da segunda vítima da torcida brasileira 


Bom de braço, mas azarado na mesma proporção esse é Felipe Massa

Nome Completo: Felipe Massa Bassi (nome de casado)

Data de Nascimento: 25/04/1981 

Local de Nascimento: São Paulo-SP (mas foi criado na cidade de Botucatu interior paulista)

Na Fórmula 1: 2002 e desde 2004 

Equipes na Fórmula 1: 3 (Sauber-Petronas (2002 e 2004-05) Scuderia Ferrari (2006-2013) e Williams Martini Racing (desde 2014) 

Vitórias: 11 

1-Petrol Ofisi Turkish Grand Prix (GP da Turquia) (Istanbul)  2006

2- Grande Prêmio do Brasil (Interlagos) 2006

3-Gulf Air Bahrain Grand Prix (GP do Bahrein) (Sakhir) 2007

4-Gran Premio de España Telefónica (GP da Espanha) (Barcelona) 2007

5-Petrol Ofisi Turkish Grand Prix (GP da Turquia) (Istanbul) 2007

6-Gulf Air Bahrain Grand Prix (GP do Bahrain) (Sahkir) 2008

7-Turkish Grand Prix (GP da Turquia) (Istanbul) 2008

8-France Grand Prix (GP da França) (Magny-Cours) 2008

9-Grand Prix of Europe (GP da Europa) (Circuito de Rua de Valência) 2008

10-Belgian Grand Prix (GP da Bélgica) (Spa-Francochamps) 2008*

11-Grande Prêmio do Brasil (Interlagos) 2008

*Venceu após punição do vencedor da prova 


Felipe tinha a velocidade desde o berço seu pai Antônio (Titônio) correu em categorias de automóveis no Brasil e o filho seguiu seus passos e ele começou no Kart e foi galgando os andares para chegar na Fórmula 1 e em 2002 a hora dele chegou ele foi contratado pela Sauber então uma equipe emergente

Primeira equipe a gente nunca esquece


Lá ele fez seu aprendizado e no primeiro ano terminou na 13ª posição no campeonato com 4 pontos bom para um principiante em 2003 não conseguiu espaço no grid e foi ser piloto de testes na Ferrari para depois retornar a própria Sauber em 2004 onde termina o campeonato em 12º com 12 pontos (até então sua melhor posição na carreira) em 2005 com um carro já não tão bom ele termina 13º com 11 pontos e com a abertura das vagas na Ferrari no fim de 2005 (Schumacher se aposenta pela primeira vez e Barrichello ruma para a BAR) Felipe é contratado pela equipe de Maranello para temporada de 2006 (tendo ao seu lado Kimi Raikkonen) 


Chegando numa equipe de ponta em tempo recorde

Logo na quinta corrida pela Ferrari foi ao pódio em Nurburgring no GP da Europa quando terminou em 3º sua vitória não tardaria a vir ela veio no GP da Turquia (com direito a sua primeira pole na carreira) 

Quantos risos, oh quanta alegria primeira vitória acompanhada da primeira pole para dar um sabor ainda mais especial

Mas o melhor estava por vir no GP do Brasil ele vestiu (com a devida autorização da equipe) um macacão estilizado com a bandeira brasileira e aquilo deu sorte! no treino pole position e na corrida um grande show e enfim estava quebrado o jejum de vitórias brasileiras no GP da casa (a última fora em 1993 com Ayrton Senna) 

Uma vitória que nunca será esquecida


Naquele dia Felipe se credenciou a acabar com o jejum de títulos que perdurava desde 1991 e 2006 terminaria pra ele com um 3º lugar com 80 pontos (superando 2004 como seu melhor campeonato) já em 2007 algumas coisas não ocorreram como o esperado e ele terminou em 4º lugar com 94 pontos no GP do Brasil fez a pole, mas teve que abrir caminho para seu companheiro Raikkonen vencer a corrida e ser campeão da temporada

As coisas em 2008 não começaram bem para Massa dois abandonos (na Malásia segunda corrida da temporada chegou a marcar a pole) e um princípio de crise, mas ele logo se recuperou ao vencer no Bahrain e depois na Turquia (sendo a terceira seguida lá assim como sua pole) e chegou ao seu ponto alto no GP da França quando passou Raikkonen e venceu a corrida e mais do que isso colocava o Brasil de volta a liderança do campeonato algo que não acontecia desde 1993 com Senna 


 A empolgação de quem fazia o Brasil voltar a ponta na Fórmula 1


Tudo parecia caminhar bem, mas aí a Ferrari desembestou a fazer uma burrada atrás da outra apesar disso teve mais uma vitória no GP da Europa (realizado em Valencia) e uma outra que veio de lambuja no GP da Bélgica (Lewis Hamilton tinha vencido, mas os comissários o puniram com uma passagem no box por cortar uma zebra como a corrida tinha terminado ele teve 25 segundos acrescidos do seu tempo total) e depois de um distante 6º lugar em Monza no GP da Itália ele tinha a chance de ouro no GP de Cingapura (a primeira corrida noturna da história da Fórmula 1), mas lá aconteceu uma burrada que iria fazer a diferença mais tarde 


Um erro que custou caro


A Ferrari tinha um sinalizador eletrônico para liberar seus carros após o pit stop (o pirulito era o mais usado e a Ferrari foi umas das primeiras a usar o acionamento eletrônico) porém a pessoa que manejava o sistema liberou o carro quando a mangueira ainda estava injetando combustível e a cena é no mínimo patética 

Nem Galvão Bueno acreditou 


aquilo o prejudicou de sobre maneira (ele terminou a corrida em 13º lugar não somando pontos) tivesse a vencido ele passaria Hamilton no campeonato então fomos para as três últimas provas do campeonato (Japão, China e Brasil) no Japão ficou em 7º (ao passo que Hamilton foi só o 12º) na China 2º (Hamilton venceu a prova) e chegou a última corrida em Interlagos Felipe faz pole e uma corrida perfeita vencendo-a, mas na última curva...

A alegria de ser campeão...

... Que logo se transformou em decepção amarga


...Timo Glock da Toyota não impede a ultrapassagem de Hamilton (que estava em 6º e fazendo Massa ser campeão no número de vitórias) e ele termina em 5º somando 98 pontos contra 97 de Massa que amarga o vice e no pódio não segura as lágrimas (misto de emoção por ter feito sua parte vencendo a corrida e tristeza por ter visto o titulo se esvair de suas mãos tão rapidamente quanto ele campeão)


Ele trocaria tudo isso pelo titulo mundial


Em 2009 a coisa ficou preta uma Ferrari ruim fez Felipe se bater e chega a corrida que mudou para sempre sua carreira


Uma mola que se soltou da Brawn de Barrichello atinge Felipe e muda o curso de uma carreira

Prometi falar sobre isso no post sobre o Rubinho no fim do Q2 (o treino é dividido em três partes Q1, Q2 e Q3) (o Q3 é chamado de Super Pole porque há 10 carros lutando para largar na posição de honra) Felipe fazia seu tempo e uma mola da suspensão de Rubens se soltou e essa mola atingiu Massa que perdeu os sentidos e bateu no muro 

Uma imagem forte, mas ele seguiu para contar história


Com isso a temporada acabou para ele e ele só voltaria em 2010 (nessa ele somou apenas 22 pontos ficando apenas em 11º lugar)


Chegou 2010 e enfim ele parecia estar recuperado do acidente no GP da Alemanha estava na frente, mas o rádio da equipe dá uma ordem ele a acata e isso faz a torcida brasileira então benevolente a ele se virar da mesma forma como se virou com Barrichello em 2002 

Nem Luis Roberto nem Luciano Burti conseguiram disfarçar a raiva com essa ordem estúpida


E foi aí que a carreira de Felipe mudou de rumo ele seguiria mais quatro anos na Ferrari, mas sem o mesmo brilho e a torcida que o admirava passou a ofendê-lo ainda que em grau menor comparado a Barrichello em 2014 ele vai apara a Williams em busca de novos ares e logo no primeiro ano faz pole no GP da Áustria, mas fica nisso 2015 erros da equipe e um carro impossível de guiar o faz ficar longe do topo e em 2016 já na reta final anuncia a sua saída da Fórmula 1

A tristeza de quem não conseguiu acabar com o jejum de títulos na F1


No GP do Brasil ele muda o aerofólio do seu carro com a inscrição OBRIGADO a corrida para ele termina após bater na entrada da reta e aí é o momento da forte emoção 


O choro de quem decidiu sair para não marcar passo e por não conseguir dar uma alegria a torcida

Quando ele vai retornando aos boxes todas as equipes aplaudem-o até ele chegar ao seu box da Williams (mais ainda a Ferrari por onde esteve tanto tempo ) e na corrida seguinte (GP da Abu Dhabi) ele foi o 9º "encerrando" a sua carreira na Fórmula 1

Eis que alguns dias depois acontece algo inesperado o campeão da temporada Nico Rosberg anuncia sua aposentadoria


Esperto é o Rosberg que se aposenta logo após ser campeão para sair por cima


Isso mexe com a Fórmula 1 a Mercedes tem que se reprogramar para 2017 (Rosberg já tinha inclusive renovado contrato com ela antes de decidir meio que de supetão se aposentar) e o escolhido é Valtteri Bottas que era companheiro de Felipe na Williams e ela que tinha anunciado o canadense Lance Stroll para substituir o brasileiro teve que voltar a investir em Felipe com um argumento forte: por conta do seu patrocinador (Martini) Lance teve seu anúncio adiado por ainda não ter 18 anos completos e como em alguns países a proibição se estende a menores de 21 anos ela teve que chamar Felipe de volta e ele aceitou 

 Para a alegria de uns e tristeza de outros


E assim termina a série de dois pilotos que de uma forma ou de outra estiveram sempre ligados um ao outro com a diferença que Massa não teve a mesma pressão sofrida por Rubinho para ser o novo herói das manhãs de Domingo, mas ainda assim a torcida vai insistir em malhar os dois, mas a história fará a justiça por eles então ficamos por aqui até a próxima pessoal!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário